Notícias

Thelo: Há quatro anos produzindo frutas de qualidade no Projeto Jaíba

http://www.projetojaiba.com.br/Elias Teixeira Pires, proprietário da Thelo

Elias Teixeira Pires, proprietário da Thelo

Elen Valéria de Sá


Localizada no Perímetro de Irrigação Jaíba, a Thelo Produção Agropecuária, vem há quatro anos produzindo frutas de qualidade para melhor atender as exigências do mercado e o consumidor final.

A área de produção da Thelo é constituída por três fazendas, onde produz Mangas Tommy e Haden, Limão Tahiti e Bananas Prata e Nanica, com foco em atender o mercado interno e o mercado externo. A Thelo está localizada no Norte de Minas Gerais, com áreas de produção nos municípios de Matias Cardoso e Jaíba, dentro de um dos maiores perímetros irrigados da América Latina, o Projeto Jaíba.

Com grande foco em Sustentabilidade, a Thelo, desde 1996, tem fornecido seus produtos de alta qualidade, cultivados com apuro técnico e compromisso para grande parte do Brasil.

Em 1996, Elias Teixeira Pires, proprietário da Thelo e diretor da Plena Consultoria e Projetos, empresa atuante há mais de 15 anos no segmento de consultoria em agronegócio, adquiriu 80 hectares no norte de Minas Gerais, nos municípios de Matias Cardoso e Jaíba, dentro do Projeto Jaíba, e utilizou sua experiência e conhecimentos para explorar a fruticultura irrigada, nascendo desta forma, a Thelo Produção Agropecuária.

“Foram feitos estudos básicos pela Plena e começamos a visualizar a região. A medida que foram feitos os estudos vimos a potencialidade, condições de clima e solo”, salienta o produtor e consultor Elias.

Os resultados surgiram de forma positiva através do adequado manejo água x solo x planta, que garantiram, desde o início do empreendimento, a prática da Sustentabilidade, que se resume em ser uma empresa economicamente viável, socialmente justa e ambientalmente correta.

“A missão da Thelo é produzir alimentos que contribuam para a melhoria da qualidade de vida dos nossos consumidores, por meio da responsabilidade ambiental e social, controle rígido da produção e busca pelo bem estar dos nossos colaboradores”, ressalta Elias.

Com o desenvolvimento da empresa foram adquiridas mais terras, totalizando atualmente 385 hectares, e na cidade da Jaíba- MG, um escritório que atende a área administrativa da empresa e um galpão onde se executa o beneficiamento do limão.

Elias explica que o limão e a manga são para exportação e a banana tem foco do mercado interno: Rio de Janeiro, São Paulo e Belo Horizonte. Saem três a quatro cargas por semana de manga e banana e 20 toneladas por dia de limão, que é uma fruta que produz o ano todo.

Diferencial Competitivo

Com controle e conhecimento de seu próprio negócio, o volume da produção é constante, garantindo a regularidade nas entregas e possibilitando acordos de longo prazo com o cliente.

A Sustentabilidade Ambiental é um pilar da Thelo Produção Agropecuária. O trato com seus produtos visa utilizar o mínimo possível de produtos químicos em sua área de produção, respeitando as normas técnicas e com rigoroso controle biológico, visando desta forma respeitar a comunidade e preservar a fauna e a flora da região. O resultado é a garantia de produtos que não oferecem perigo à saúde do consumidor.

A Thelo conta com Packing House próprio para cada produto e colaboradores treinados para selecionar, classificar, embalar e pesar, garantindo desta forma que o cliente receba o produto desejado com o padrão de qualidade da Thelo.

Para ter um fruto de boa qualidade é preciso antes de tudo ter cuidado na escolha das mudas. A Thelo cuidadosamente seleciona fornecedores de mudas com certificação sanitária, garantindo desta forma a procedência das mudas e reduzindo o risco de doenças.

Responsabilidade sócio ambiental - Doação de Alimentos

A Thelo, por meio de parcerias, faz doações semanais de seus produtos para algumas organizações sem fins lucrativos, pertencentes à comunidade da Jaíba, tais como APAE – Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais, Asilo São Vicente de Paula e Projeto Vida.

Biblioteca institucional


A Thelo preocupa-se com a formação e educação dos funcionários e de seus familiares. Em 2010, por meio de doações recebidas, foi fundada a biblioteca institucional que contém hoje 850 títulos. Livros de literatura, português, história, geografia, livros infantis, entre outros, estão no catálogo da biblioteca. Com isso, a Thelo incentiva o aprendizado multidisciplinar de seus colaboradores.

Uso de controle biológico de pragas e doençasO controle biológico de pragas e doenças é a redução das populações de pragas através de organismos vivos, os inimigos naturais, que podem ser insetos, ácaros, fungos, bactérias, vírus, entre outros. Os inimigos naturais mantém os níveis de população dessas pragas em equilíbrio. A Thelo utiliza este controle e como resultado reduz o número de aplicações de agrotóxicos, minimizando os efeitos adversos ao meio ambiente.

Código de Conduta - Valores definidos pela Thelo

Bem estar dos funcionários; Responsabilidade sócio-ambiental; Satisfação dos clientes e Respeito à Legislação.

O Código de Conduta aplica-se a todos os empregados da empresa e contém normas que visam disciplinar as diversas situações vividas na empresa, cabendo ao diretor, gerentes e supervisores, zelar para que este Código seja amplamente divulgado e adequadamente cumprido.

Elias explica ainda que é dever de cada empregado exercer as atividades de acordo com o Código de Conduta, estimulando e orientando os colegas nesse sentido.

“A imagem positiva da Thelo é um patrimônio de seus proprietários e empregados, sendo essa imagem, resultado direto do compromisso de todos com o Código de Conduta”, finaliza Elias Pires.
 

*Jornalista/Assessora de Comunicação e Imprensa do DIJ - Distrito de Irrigação de Jaíba.

Fotos:

Clique nas fotos para ampliá-las.

Rua B nº 100 - Mocambinho - Jaíba / MG
(38) 3833-4140
Desenvolvido pela 4WAY Web Solutions